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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39583

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Título: Abordagem de polímeros no curso de química-licenciatura utilizando a aprendizagem colaborativa: método Jigsaw.
Autor(es): SANTOS, Jeice Marques dos
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Polímeros; Aprendizagem ativa; Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Data do documento: 19-Jan-2016
Citação: SANTOS, Jeice Marques dos. Abordagem de polímeros no curso de química-licenciatura utilizando a aprendizagem colaborativa: método Jigsaw. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Polímeros são macromoléculas formadas por unidades de repetição conhecidas como monômeros e apresentam diversas propriedades. Alguns apresentam em suas propriedades a maleabilidade, ou seja, a capacidade de serem moldáveis, bem como resistência mecânica e térmica. Sabe-se que materiais plásticos podem ser utilizados para tudo, ou quase tudo, sendo comercializados em uma grande variedade de formas: fibras, filmes e folhas, espumas, etc. Contudo, percebe-se que poucas pessoas conhecem suas características químicas, bem como os modos corretos de descarte desses materiais poliméricos, sendo que muitos podem ser destinados à reciclagem. Dessa forma, pensando na formação dos futuros profissionais que estão concluindo a graduação, esta pesquisa foi aplicada a uma turma do curso superior de Química-Licenciatura, do Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, e teve como objetivo investigar o conhecimento dos alunos da disciplina de Educação Ambiental quanto aos conceitos, usos e tratamentos dos polímeros, em especial quanto à reciclagem, através de uma intervenção didática utilizando o método de Aprendizagem Colaborativa no formato Jigsaw. Esse método (Jigsaw) consiste em uma atividade realizada em três momentos distintos. O primeiro desses momentos é a separação dos alunos em pequenos grupos base com temas centrais (referentes aos diferentes tipos de polímeros, como polietileno, polipropileno, etc.). Posteriormente, há a divisão desses grupos base em grupos de especialistas (conceitos gerais, usos e tratamentos) de cada tema central. Após esse momento de discussão, os alunos retornam ao seu grupo base com o dever de compartilhar o conteúdo que foi aprendido nos grupos de especialistas para o seu grupo base inicial. Ao fim, todos os alunos aprenderam o conteúdo proposto, onde foram utilizados questionários/tabelas para os grupos base e de especialistas, e a partir desses materiais foram feitas as análises do método. A atividade foi realizada em 4 horas/aulas, com a participação de média de 15 alunos em cada momento do método. Após a aplicação da atividade, o objetivo geral foi alcançado e os resultados mostraram que é possível utilizar esse tipo de aprendizagem colaborativa no Ensino Superior, uma vez que se percebeu que os alunos, ao fim da atividade, demonstraram um domínio do conteúdo estudado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39583
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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